🏆🤖Clique aqui e participe da pesquisa Panorama da Inteligência Artificial Generativa no Brasil!
Squads Remotas

Squads Remotas

Gestão e produtividade.

abr 13 , 2020

Início Blog Página Atual
Gestão

Um guia com as melhores práticas para gerenciamento de Squads Remotas

Por Roque Sales, CX & UX Manager da Zappts

Squads Remotas

Quando precisamos garantir que as operações sigam remotamente, é preciso esforço, paciência e principalmente, criatividade.  

Desenhar uma operação coordenada, com comunicação fluída e as ferramentas certas pode ser um desafio.

O gerenciamento de Squads Remotas requer muita curiosidade por parte da gestão. Gerenciar uma Squad de Desenvolvimento Remota é uma das preocupações mais urgentes para a liderança de TI.

Por isso, reuni algumas informações que ajudam muito nesta transição do off para o on-line.

Squads Remotas – do conceito à aplicação: é o que você vai conferir neste artigo!

Squads Remotas

A Statista, um dos bancos de dados estatísticos mais acessados do mundo, publicou uma pesquisa interessante. Ela destaca que aproximadamente dois terços das empresas de desenvolvimento de software têm migrado para o modelo de Squads Remotas.

Em um mercado tão acelerado como o de TI, é vital manter o time com a máxima eficiência, inclusive remotamente.

Como resultado, existem inúmeras vantagens de trabalhar com Squads Remotas

  • Você pode escalar a capacidade de entregas de projetos;
  • Acelerar a Transformação Digital de sua organização;
  • Expandir a área de atuação da sua empresa;
  • Contratar profissionais qualificados de qualquer lugar, aumentando a diversidade e leque de capabilities de seu time.

O grande desafio é gerenciar uma equipe remota e garantir a qualidade das entregas para os clientes. Dessa forma, se você se pergunta como aproveitar melhor todo o potencial do seu time, tenho boas notícias!

Neste artigo, separei uma série de dicas e ferramentas para gerenciar Squads Remotas de forma efetiva e bem sucedida. Acompanhe!

Gestão de Squads Remotas

Aqui na Zappts, temos evoluído cada vez mais o modelo de desenvolvimento de soluções inovadoras de tecnologia da informação.

Entregas de qualidade com velocidade para atender às demandas estratégicas de negócios. A partir desta demanda, criamos um modelo de desenvolvimento que utiliza das melhores práticas e ferramentas de mercado.

Para que esse modelo funcione, é necessário garantir a formação e consolidação de 3 pilares fundamentais: Cultura, Processos e Ferramentas

Squads Remotas - como gerenciar

Cultura

A cultura é um dos principais pilares que garante o sucesso do modelo. O mais importante é que o time tenha a mesma motivação, visão e engajamento no alcance de resultados. 

É fundamental que todos os envolvidos no modelo vivam a mesma cultura para a aderência e a evolução do processo.

A importância da cultura organizacional é um tema cada vez mais discutido no mercado.

Empresas como a Google são famosas por terem uma forte cultura interna. Esse aspecto revela muito sobre a importância da cultura organizacional não apenas dentro das organizações, como em todo mercado.

Os princípios para a aplicação da cultura organizacional são:

  • Transparência;
  • Comunicação Clara;
  • Alinhamento de Objetivos e Expectativas;
  • Autonomia;
  • Responsabilidade;
  • Comprometimento;
  • Confiança.

Processos

Esse pilar é de fundamental importância para assegurar a continuidade e a evolução do modelo de gestão de projetos.

A aderência aos processos definidos faz com que a qualidade, motivação e o engajamento dos envolvidos sejam mantidos. Desde a concepção até a entrega do produto final. 

Framework Ágil/Scrum

A metodologia de Desenvolvimento Ágil viabiliza um planejamento contínuo, assim como testes e integração contínuas, e isso proporciona: 

  • Entregas rápidas de valor para o negócio;
  • Resposta rápida para imprevistos e mudanças;
  • Colaboração do cliente;
  • Integrações entre pessoas;
  • Aumento da produtividade;
  • Otimização do investimento;
  • Aumento da velocidade de lançamento. 

Alocação de Squads Remotas

Para um modelo de entregas contínuas, a alocação de Squads Ágeis é o mais recomendado para soluções End-to-End.

A gestão é feita pelo parceiro de tecnologia. De forma transparente, é preciso eliminar a complexidade e burocracia da administração de recursos individuais. Isso possibilitando mais velocidade e escalabilidade de desenvolvimento.

Modelo de Capacidade

A Squad Ágil em um Modelo de Capacidade é projetada para atender demandas contínuas de entrega de valor ao cliente. Envolve níveis variados de arquitetura de solução, desenvolvimento, experiência do usuário, controle de qualidade e gerenciamento de entrega.

A Squad é personalizável e pode mudar dependendo dos requisitos e da demanda. Ela permanece junta e amadurece com a progressão da demanda. Como resultado, mantém um fluxo de Entregas Contínuas e garantindo a retenção do conhecimento tecnológico.

Ferramentas

Se você já trabalhou com Squads Remotas, certamente deve ter se deparado com algum desafio de comunicação. Você envia um e-mail, espera, espera um pouco mais, e então, finalmente, obtém uma resposta.

Muitas vezes a resposta não chega com a informação necessária ou esperada. Com isso, você sente que eles não estão entendendo você.

Veja, isso acontece até mesmo com equipes locais, mas pelo menos com eles, você pode ir e conversar pessoalmente. 

Aprender a gerenciar equipes remotas se resume aos mesmos princípios de uma equipe local. A única diferença é que você precisa contar com a tecnologia como sua principal aliada nas comunicações diárias. 

Embora não seja tão fácil quanto ir até a mesa da pessoa, com as ferramentas certas, é possível resolver esta questão.

E essas são as minhas ferramentas favoritas:

Jira

O Jira é um conjunto completo de ferramentas para Gerenciamento de Projetos Ágeis.

Com recursos para planejamento e análise de demandas, permite definir objetivos claros  ​e acompanhar o progresso dos mesmos. O Jira é altamente personalizável e funciona para qualquer uma das Metodologias Ágeis. 

Existem outras ferramentas excelentes para gestão de atividades. Vale aqui uma menção honrosa ao Trello, que oferece de forma gratuita um pacote de funcionalidades excelente. O Trello atende muito bem às necessidades de gestão de atividades de Squads Remotas.

Confluence

O Confluence é um poderoso sistema colaborativo de gerenciamento de documentos. Ele possibilita a visualização e edição de documentos compartilhados por várias pessoas simultaneamente.

Funciona para projetos de todos os tamanhos e faz interface perfeita com o Jira. Como resultado, possibilita o relacionamento de documentos aos diversos artefatos, como user stories, épicos, bugs, etc. 

XRay

O XRay é uma ferramenta de gerenciamento de testes que se integra diretamente ao Jira

Com equipes de desenvolvimento e teste trabalhando na mesma ferramenta, gerencia e controla o processo de testes em homologação. O XRay pode integrar as ferramentas de testes automatizados, entre elas, o Cucumber, Selenium e Junit.

Slack e Zoom

Slack e Zoom são aplicativos excelentes para manter o time conectado. 

O Slack é um conjunto de ferramentas de software de colaboração em equipe e serviços online baseados em nuvem. É o favorito dos times de desenvolvimento por ser uma plataforma amigável e com diversos recursos. 

O Zoom possui a facilidade das vídeo e áudio chamadas de forma simples e objetiva. 

Algumas alternativas muito utilizadas também são Hangouts e Whereby.

Outra ferramenta muito interessante para comunicação em equipes é o Discord.

Criada para a comunidade Gamer, se mostra super eficaz para facilitar a comunicação entre equipes. O Discord oferece a vantagem de simular espaços físicos para manter a interação entre os membros das Squads mais próximos.

Portanto, você pode optar por uma ou mais dessas ferramentas. Independente da solução utilizada, o importante é que os integrantes das Squads Remotas estejam sempre conectados.

Squads Remotas

As vantagens de trabalhar com Squads Remotas

Adotar um modelo de trabalho com times remotos permite que as empresas absorvam mais projetos de forma ágil e escalável.

Entre as vantagens de se trabalhar com um time remoto podemos destacar:

  • Escalabilidade;
  • Agilidade na contratação e Ramp-up de times de desenvolvimento;
  • Economia de recursos;
  • Possibilidade de trabalhar com parceiros e profissionais de vários lugares;
  • Diversidade de ideias, competências e experiências;
  • Maior foco nas entregas;
  • Baixa interferência e ruídos;
  • Alta produtividade.

Para conhecer mais sobre essas vantagens, acesse este eBook: Como Acelerar a Transformação Digital da Sua Empresa com Squads Remotas

Aspectos importantes sobre a produtividade do time

Use o Scrum em prol do time

Optar por um modelo de trabalho ágil como o Framework Scrum permite uma série de ferramentas. Sendo assim, usar o Scrum em prol do time e do negócio é uma grande sacada.

Acompanhe as atividades: Daily Meetings

Novamente, a comunicação é a chave para o sucesso no desenvolvimento. Isso vale para qualquer tipo de esforço de grupo e ainda mais para o nosso time remoto. 

Ao garantir que todos da equipe conversem diariamente, mantemos as informações fluindo para que todos saibam o que está sendo trabalhado e como cada um está colaborando.

Garanta as metas: Sprint Planning

Planejamento é a base para qualquer tipo de negócio. O planejamento das atividades da sprint é vital para o sucesso da equipe e o bom andamento do projeto. 

Feedback: Sprint Retrospective

Um dos rituais mais importantes de uma sprint, a Retrospectiva é fundamental para acertar o tom.  Em outras palavras, para corrigir, ajustar e reconhecer o trabalho da equipe.

Assim, o time ganha maturidade, confiança, senso de urgência e comprometimento com o cliente e com a equipe. Exercitar essas variáveis estimula a transparência e fortalece a qualidade da comunicação.

Energia e motivação

Agora que já sabemos como interagir de forma efetiva com nossa Squad Remota, é fundamental manter a equipe motivada. 

E o que podemos fazer para garantir isso? Como fazer para potencializar as qualidades e vantagens que a sua Squad pode oferecer?  

A resposta é simples: lembre-se do fator humano. Apesar de se conectar virtualmente, a Squad é formada por pessoas reais e elas precisam ser adequadamente gerenciadas e motivadas.

Podemos fazer isso da mesma maneira que fazemos com nossas equipes. 

Se você sabe gerenciar localmente, suas técnicas se aplicam aqui também, com algumas modificações.

Algumas pessoas do time podem estar em um fuso horário diferente, ter uma cultura diferente e falar uma língua diferente. Essa é a magia da diversidade.

E para motivar nossa Squad Remota podemos seguir alguns princípios, veja só:

Defina objetivos

É fundamental definir metas claras e acionáveis para todos os membros das Squads. 

Se você não definir expectativas concretas, não deverá esperar resultados concretos.

Promova o sentimento de time

Os profissionais remotos são mais do que meros fornecedores; eles são parte integrante de suas operações de desenvolvimento. É fundamental garantir o Sentimento de Time.

Reconhecimento

As pessoas anseiam por reconhecimento e uma equipe remota de sucesso precisa ser reconhecida tanto quanto qualquer outra. 

Quando os desenvolvedores entregaram algo particularmente impressionante ou se atingirem o objetivo antes do previsto, parabenize-os, individual e coletivamente!

Compartilhe os objetivos e metas da empresa

Provavelmente, seus desenvolvedores e times remotos não têm o mesmo conhecimento sobre o seu negócio que você. Então, compartilhe com eles sobre os objetivos e metas da empresa!

Se o seu projeto se sair bem, seu time remoto deve ganhar reconhecimento e recompensas como você. Os membros da sua Squad Remota precisam saber que também fazem parte desse sucesso!

Nossos Desafios: Problemas comuns e como evitá-los!

Vou listar alguns desafios que podem surgir quando trabalhamos com Squads Remotas e as possibilidades de soluções para cada situação. Acompanhe!

Falta de Transparência

Desafio: sua equipe remota é uma caixa preta: você fornece instruções e recebe o código de volta? Você não sabe o que acontece no meio dos processos e teme que existam problemas ocultos?

Solução: ter um processo de DevOps bem implementado. Processos de QA e Compliance bem estruturados e garantir a ocorrência de Peer Review. Se as equipes verificarem o trabalho uma das outras como deve ser feito, isso nunca será um problema.

O projeto não está de acordo com o esperado

Desafio: tudo parece estar indo bem, mas quando você atinge um marco no desenvolvimento, o resultado não é o esperado. Pode estar faltando os principais recursos ou podem estar fazendo algo que você nunca pediu. O ponto é que não é exatamente o que o cliente queria.

Solução: novamente, garantir o funcionamento dos processos Scrum é fundamental para sanar esse desafio. Stories bem escritas, Grooming bem realizadas e a visão da sprint bem definida. Tudo isso será de suma importância para o sucesso do projeto.

Falta de Comunicação

Desafio: apesar de suas instruções cuidadosas, seus times locais e remotos simplesmente não trabalham juntos. Talvez o trabalho seja feito de qualquer maneira e sabe-se que poderia ser muito mais eficiente se eles trabalhassem juntos. Os pedidos de informações ficam sem resposta ou são mal interpretados. O trabalho está sendo duplicado e os gerentes estão arrancando os cabelos.

Solução: atenha-se às cerimônias ágeis. O Scrum é construído desde o início para facilitar a comunicação, e principalmente em equipes remotas, elas são incrivelmente eficazes. A comunicação é o fator mais crítico para o sucesso. 

Não devemos fazer suposições. Devemos fazer muitas perguntas para entendermos e sermos entendidos, criando um ambiente aberto para a equipe falar abertamente. É fundamental incentivar a participação de todos, independentemente de sua experiência ou posição.

Lentidão

Desafio: “Todo mundo está tão lento!” ou “Os e-mails entram em um buraco negro. Temos a impressão que o projeto não tem a prioridade adequada da equipe de desenvolvedores. Eles têm talento e o trabalho é bom quando finalmente chega. Porém, a jornada por lá é tão árdua e os clientes estão começando a perguntar sobre os atrasos.”

Solução: aqui, o Scrum é fundamental. As métricas e indicadores são ferramentas de monitoramento e o processo é um dos pilares para o funcionamento do modelo. É fundamental promover um ambiente para todos os membros das equipes, remotos ou locais. 

Usar técnicas de formação de equipes e visitar as instalações remotas são ações muito importantes.

Conclusão

A gestão eficaz de Squads Remotas é um desafio real e imediato. Envolve a garantia, a qualidade das entregas, a otimização dos processos e o aproveitamento de todo o potencial do time.

Porém, com uma cultura sólida, processos bem definidos e as ferramentas certas, o sucesso estará muito mais perto!

É claro que para alcançar tudo isso é preciso dar o primeiro passo. Escolher o parceiro de desenvolvimento ideal será o fator determinante.

Afinal, o objetivo é usufruir de todas as vantagens de se trabalhar com Squads Remotas, certo? 

Se você procura parceria em sua jornada de Transformação Digital ou no Desenvolvimento de Soluções Digitais, conte conosco! Clique aqui e conheça melhor a Zappts. Vamos mostrar o caminho para o sucesso dos seus projetos de Tecnologia e Transformação Digital.

Espero que tenha gostado deste artigo. Compartilhe com os amigos e até a próxima!